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Quando chegou a hora de trocar os pneus?

Quando chega a hora de trocar os pneus, o que não faltam são dúvidas. Muita gente não sabe se os dois jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acham que é possível recauchutar pneus velhos. Há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. Fato é que a vida útil dos pneus depende de muitas variáveis, como tipo (radial ou diagonal), volume de carga transportada, maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), tipo de estrada em que o veículo trafega, clima, manutenção e muitos outros aspectos.

Assim o motorista pode adotar como principal indicativo de que é hora de substituir os pneus os indicadores TWI (Tread Wear Indicator), ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 milímetros de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado - é o que se considera pneu careca.

Os TWIs também servem para auxiliar o motorista para que ele verifique se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de se realizar procedimentos básicos de manutenção dos pneus, como calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais.

Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir a vida útil do pneu, causando prejuízos. Sem contar que trafegar com os pneus no limite TWI total ou parcialmente, gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança dos ocupantes. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente.

Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do veículo.

 

Adaptado de <http://www.fiepr.org.br>


 

 

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